Escolas reformadas são entregues

Escola Clarindo José dos Santos, em Hermelândia
Ascom/Walmir Rosário

A Secretaria de Obras e Transportes da Prefeitura de Canavieiras concluiu a reforma de mais duas escolas municipais localizada no interior. São os prédios da Escola Rui Barbosa, no km 25 da rodovia BA-270, que liga Canavieiras a Santa Luzia, e da Escola Clarindo José dos Santos, no povoado de Hermelândia.

Informa o secretário Municipal de Obras e Transportes, Lucas Rodrigues, que a Escola Rui Barbosa passou por uma completa revisão na rede elétrica e hidráulica, além de revisão em todo o telhado e pintura geral. Agora, está sendo aberta a pintura externa com o nome do colégio, o que não impede que as aulas sejam dadas sem qualquer tipo de problema.

Já a Escola Clarindo José dos Santos, em Hermelândia, passou por um volume maior de obras, abrangendo a revisão das redes elétrica (inclusive troca de lâmpadas) e hidráulica, revisão em todo o telhado, troca do reservatório de água, reparos no forro e pintura geral. Também foram instaladas telhas de vidro e telas de proteção, no sentido de evitar o alojamento de morcegos no interior do prédio.

As duas escolas trabalham com crianças do Ensino Fundamental I que residem naquelas regiões e a reforma nas instalações fazem parte do programa de melhorias de prédios públicos. “Estamos realizando essas obras em todos os prédios públicos localizados na cidade e no interior, que compreende os distritos, povoados e zona rural”, explica Lucas Rodrigues.

A execução das obras de reforma estão sendo realizadas em outros prédios públicos do interior, notadamente nos prédios escolares, e que se encontram em fase de conclusão. “Fizemos um cronograma de trabalho que não prejudicasse o andamento das aulas, pois temos que cumprir o ano letivo de 200 dias de aula”, informa o secretário de Obras.

Os prédios escolares dos bairros e do centro da cidade receberam diversas melhorias em suas instalações, inclusive o antigo Colégio Estadual Osmário Batista (Ceob), que foi municipalizado e que agora chama-se Colégio Municipal Osmário Batista (Cemob). Outros prédios públicos ainda estão programados para receber novas obras.

Na sede do Município, já foram reformados diversos prédios públicos, dentre eles o Paço Municipal (sede da Prefeitura), a Secretaria da Educação e a Biblioteca Pública Municipal Dr. Afrânio Peixoto. Esses prédios são tombados pelo patrimônio histórico e artístico e compõem o casario centenário da Praça da Bandeira.

As Unidades de Saúde da Família (USFs) também passaram por reforma em suas instalações, a exemplo da Dr. Talma Cajueiro, no centro; Sócrates Rezende, no bairro do mesmo nome; Dr. Edmundo Lopes de Castro, no bairro João Fonfon. Também foi implantado uma nova Unidade de Saúde da Família, no bairro Cidade Nova, e que leva o nome do Dr. Carlos Costa Filho.